Viagem à Lua

VIAGEM À LUA


É uma técnica de recreação utilizada para despertar o grupo para a aprendizagem, possbilitando que os participantes se percebem mutuamente.

Objetivo Geral: estimular a percepção grupal, frente à utilização de diferentes critérios.

Objetivo Específico: integrar os participantes do grupo.

Ambiente Físico: os participantes devem estar dispostos em círculo e todos devem usar crachás com seus nomes visíveis.

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Procedimentos e aplicação: o instrutor diz: "Vamos fazer uma viagem à lua. Eu sou da alfândega e determino o que cada um irá levar". Participa, em seguida o que levará e pergunta ao participante à sua direita o que ele irá levar, e assim sucessivamente.

O instrutor adota algum critério para aceitar as propostas apresentadas pelos participantes, mas não esclarece qual é o critério utilizado. No caso de alguém já conhecer o jogo ou descobrir porque as respostas são aceitas, o instrutor solicita-lhe que o auxilie na condução do jogo, sem dar dicas (diretamente). Muitor critérios poderão ser escolhidos. Por exemplo:

. Levar objetos que, no momento do jogo, estão sendo portados pelo participante sentado à sua direita (óculos, sapatos pretos, relógio prateado, etc).

. Levar objetos portados pelos participantes à sua esquerda.

. Levar coisas concretas ou abstratas, cujas palavras comece ela mesma inicial do seu nome/do participante à sua esquerda/direita.

Quando a maioria do grupo já houver descoberto o critério que comanda as escolhas, para envolver todos novamente, o instrutor pode e deve mudar o critério até então utilizado, dando mais chance àqueles que ainda não haviam descoberto.




Livro "Dinâmicas Criativas para Escola Dominical e Igreja Local", pág 60
Autor Pastor Antônio Maurílio Guimarães - Editora Betânia - maio/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?