Objetivo Geral: estimular a percepção grupal, frente à utilização de diferentes critérios.
Objetivo Específico: integrar os participantes do grupo.
Ambiente Físico: os participantes devem estar dispostos em círculo e todos devem usar crachás com seus nomes visíveis.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Procedimentos e aplicação: o instrutor diz: "Vamos fazer uma viagem à lua. Eu sou da alfândega e determino o que cada um irá levar". Participa, em seguida o que levará e pergunta ao participante à sua direita o que ele irá levar, e assim sucessivamente.
O instrutor adota algum critério para aceitar as propostas apresentadas pelos participantes, mas não esclarece qual é o critério utilizado. No caso de alguém já conhecer o jogo ou descobrir porque as respostas são aceitas, o instrutor solicita-lhe que o auxilie na condução do jogo, sem dar dicas (diretamente). Muitor critérios poderão ser escolhidos. Por exemplo:
. Levar objetos que, no momento do jogo, estão sendo portados pelo participante sentado à sua direita (óculos, sapatos pretos, relógio prateado, etc).
. Levar objetos portados pelos participantes à sua esquerda.
. Levar coisas concretas ou abstratas, cujas palavras comece ela mesma inicial do seu nome/do participante à sua esquerda/direita.
Quando a maioria do grupo já houver descoberto o critério que comanda as escolhas, para envolver todos novamente, o instrutor pode e deve mudar o critério até então utilizado, dando mais chance àqueles que ainda não haviam descoberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?