Dia das Mães

Dia das Mães
Para homenagear as mães pelo seu dia as crianças em conjunto com os jovens fizeram parte da peça abaixo, que foi adaptada pelos integrantes que fizeram a apresentação.




UM DIA SÓ NÃO BASTA


Personagens:

  • Juiz - com uma roupa preta e uma beca que pode ser feita em TNT.
  • Orador - vestido de terno/tailleur e com uma postura bem séria.
  • Advogado de defesa - vestido de terno/tailleur e com algumas folhas na mão.
  • Advogado de acusação - vestido de terno/tailleur e com algumas folhas na mão.
  • 1ª testemunha - uma patricinha vestida toda cor de rosa.
  • 2ª testemunha - um(a) caipirinha.
  • Testemunha surpresa - são duas ou mais mães que estão presentes no momento da apresentação da peça.
  • Jurados - as crianças que farão as apresentações.

Cenário:

  • Mesa e cadeiras para o juiz e o orador
  • Martelo de plástico ou algo que faça lembra esse objeto.
  • Mesa e cadeira para os advogados, de preferência uma de cada lado do cenário e virada para o juiz.
  • Cadeira para as testemunhas
  • Espaço reservado com cadeiras para os jurados - cadeiras na quantidade suficiente para todos.

Ordem de entrada: orador, os advogados, jurados (crianças). Depois que todos estiverem sentados, entrar o juiz e todos se levantam em respeito à autoridade. Quando o juiz senta, os outros também sentam.




Juiz - (bate com o martelo sobre a mesa iniciando a sessão) Está aberta a sessão. Com a palavra o Senhor Orador Oficial deste Tribunal.

Orador - Exmos. Srs. Juiz, Defesa, Acusação, Corpo de Jurados e demais assistentes. Nesta data coloca-se em julgamento alegórico a homenagem que se presta às mães, uma só vez por ano. (senta-se)

Juiz - (com seriedade) Antes do pronunciamento da defesa e da acusação é preciso que todos tomem conhecimenmto do sentido de ser mãe, o seu valor de progenitora, as renúncias em favor dos filhos, do esposo, da formação e continuidade da família.


(Neste momento serão apresentados números de poesias, jograis, cânticos, etc... que falem sobre as mães e seu papel na família...) As crianças da igreja leram o texto "FLORES PARA MAMÃE".


Juiz - Com a palavra a Acusação.

Acusação - Srs. Jurados, estamos aqui para o julgamento do fato de termos dedicado às Mães, um só dia. Um dia, que na atualidade, como todas as outras festas naturais do homem, volta-se muito mais para o aspecto comercial. O presente, a lembrança, devem estar em segundo plano. O importante está na valorização e reconhecimento daquela que não mediu esforços para criar seus filhos, colaborando com a natureza e a obra divina.

Defesa - Protesto, meritíssimo!

Juiz- Protesto negado. Prossiga a Acusação.

Acusação - Um dia só não basta para demonstrarmos com toda a emoção do nosso ser, o quanto somos gratos por estarmos neste mundo, que apesar de tantas injustiças e maldades, nele passamos nossa existêncisa. (senta-se.)

Juiz - Com a palavra a Defesa.

Defesa- (levanta-se) Srs Jurados, venho aqui para defender a instituição da Homenagem do "Dia das Mães". Sejam elas vivas ou mortas. Há todo um histórico que deve ser lembrado quanto a instituição deste dia. O presente, meus senhores, é secundário. O essencial é que as mães não sejam esquecidas. E hoje, que vivemos em meio a tantas adversidades, em que o homem se sente cada vez mais distante de seus familiares, preocupado com os compromissos, é certo que, se deixarmos a seu critério homenagear a sua mãe durante todo o ano, ela será esquecida.

Acusação - Protesto, meritíssimo!

Juiz - Protesto negado. Prossiga a Defesa.

Defesa - Não que a mãe seja esquecida pelos filhos, mas faltará aquela homenagem especial aquele sabor de ter nos 365 dias do ano, um dia só seu. (senta-se)

Juiz- Que entre a 1ª Testemunha (a 1ª testemunha entra carregando um enorme pacote de presente e senta). A Acusação pode interrogá-la.

Acusação - (juramento) Levante sua mão direita e diga, você promete dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade?

1ª Testemunha - Sim.

Acusação - O que traz neste pacote?

1ª Testemunha - Um presente para minha mãe. Hoje é o "Dia das Mães" e nós devemos presenteá-las.

Acusação - Você faz isso todos os anos?

1ª Testemunha - Todos os anos. Sempre dou uma lembrancinha assim para minha mãe, que merece muito mais.

Acusação - Você lembra do "Dia das Mães", todos os anos?

1ª Testemunha - Lembrar eu não lembro. Vejo as propagandas pelas ruas e na televisão. As vitrinas colocam fotos de mães com filhos, corações coloridos, então eu sei que o "Dia das Mães" está chegando. Depois meu pai me dá dinheiro, e eu e meus irmãos vemos o que ela mais precisa e lhe damos de presente.

Acusação - Não acha que as mães precisam mais de afeto e compreensão que presentes?

1ª Testemunha - Afeto e compreensão eu dou o ano todo, mas o presente é símbolo da dedicação que eu e meus irmãos temos por ela.

Acusação - Nada mais a perguntar.

Juiz - A Testemunha está dispensada. Que entre a 2ª Testemunha (a Testemunha entra com algumas flores na mão). A Defesa pode interrogá-la.

Acusação - (juramento) Levante sua mão direita e diga, você promete dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade?

2ª Testemunha - Prumeto.

Defesa - Você não traz presente para a sua mãe?

2ª Testemunha - Presente? Em casa nóis não costuma dar presentes, não moço. Plantamo frores nu jardim e colhemos nesta época, pra dá pra mamãe.

Defesa - Deve ser trabalhoso.

2ª Testemunha - Por tudo que mamãe fez e faz por nóis, até que representa muito pouco! Trabalho? Fazemo com amor, regando todo dia, tomando cuidado pros insetos num comêr as pétalas, adubando pra que as flores sejam muito bunitas.

Defesa - Não seria mais fácil comprá-las?

2ª Testemunha - Não tiro o mérito dos outros não moço, sei que outras pessoas preferem compra... mas, nóis num tem dinheiro pra isso.

Defesa - E vocês entregam as flores somente neste dia?

2ª Testemunha - Não... Se elas desabrochá antes, colhemo e damus pra mamãe, ela sempre merece ganhar frores... Em nosso jardim sempre tem frores e nóis lembramo sempre da mamãe!

Defesa - Nada mais a perguntar.

Juiz - A Testemunha está dispensada. (antes de sair, a 2ª Testemunha oferece uma flor aos participantes da peça, depois se retira)

Juiz - A Acusação tem mais alguma testemunha?

Acusação - Sim meritíssimo, eu convoco a mamãe ... (fala o nome da mãe escolhida e pede para que ela se sente na cadeira das testemunhas) e pede para fazer o juramento.

Testemunha surpresa - (a Acusação convoca um mãe da platéia e lhe faz um ou duas perguntas que induza a resposta da mãe e dizer que todos os dias e dia das mães e que não é só um dia.)

Acusação - Nada mais a perguntar.

Juiz - (agradece a mamãe) A Testemunha está dispensada. A Defesa tem mais alguma testemunha?

Defesa - Sim meritíssimo, eu convoco a mamãe ... (fala o nome da mãe escolhida).

Testemunha surpresa - (a Defesa convoca outra mãe da platéia e lhe faz um ou duas perguntas que induza a respota de que o "Dia das Mães" é importante) e pede para fazer o juramento.

Defesa - Nada mais a perguntar.

Juiz - (agradece a mamãe) A testemunha está dispensada. Ouçamos as palavras finais da Acusação.

Acusação - (fica em pé) Srs. Jurados, peço-lhes que condenem a comercialização deste dia. Fique apenas a imagem pura da mãe, da mãe que está em todas as horas, ao lado dos filhos; da mãe que se preciso for, deixa sua terra para protegê-los; preocupa-se com suas demoras e ausências e, nos momentos difíceis, sofre com eles, não os abandona; e nas horas alegres, se rejubila com a realização do homem. Um só dia não basta, meus senhores. (senta-se)

Juiz - Com a palavra a Defesa.

Defesa - (fica em pé) Srs jurados, é preciso que um dia instituído continue e as homenagens às mães sejam concentradas neste dia. É tudo isso que o caro colega lhes disse. Mas não nos esqueçamos que, se tirarem este dia, muitos serão injustos para com suas mães e isso não pode acontecer. Uma pequena lembrança torna a mãe mais feliz, recompensa seus esforços. Cabe a vocês esta decisão. Sejam generosos nas homenagens às suas mães. (senta-se)

Juiz - O Corpo de Jurados deve sair para dar o veredicto final.


(Retira-se o corpo de Jurados. Na frente vai o juiz e os outros o seguem. Pode-se aproveitar este tempo para outros números de cânticos, poesias etc... Depois todos retornam.) As crianças, que os jurados, sairam pela porta lateral, entraram pela porta da frente e cantaram as músicas "Orquestra da minha emoção" - Mig e Meg e "Mãe" - Voices.

Juiz - O representante do Corpo de Jurados pode dar a sentença final.

Jurado - Tratando-se se uma criatura tão meiga, de valor incomparável como é a mãe, o Corpo de Jurados foi unânime em afirmar que nunca faltem às mães homenagens, em um dia especial, o "Dia das Mães" e em todos os dias do ano, porque um dia só não basta! Não importa a forma e a maneira de homenageá-las, com muitos ou poucos presentes, o importante é que todos saibam que valorizamos as mães e as amamos muito, muito!

Juiz - Diante desta sentença, todos nós ganhamos a causa: somos filhos felizes e abençoados por nossas mães. Com a palavra o Sr. Orador.

Orador - Senhoras mães presentes, peço que fiquem de pé. Recebam com muito carinho a nossa pequena homenagem. (todos os participantes da peça distribuem flores às mães). Saudemos todas as mães com uma calorosa salva de palmas (depois das palmas) Está encerrada a sessão.


Todos se posicionam lado a lado e falam - "De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada (...); se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” Rom. 12:6a e 7



2 comentários:

  1. ADOREI AS IDEIAS PARA HOMENAGEM AS MÃES, E GOSTARIA DE SABER SE VOCE TEM ALGO QUE FALE SOBRE O TEMA MÃE , AMOR PERFEITO ,POS ESTAREI FAZENDO UM TRABALHO COM AS MULHERES DA IGREJA ETANBÉM UM AHOMENAGEM AS MÃES NO PROXIMO SABADO , E ESTOU ENCONTRANDO DIFICULDADE PARA ACHAR UMA PALAVRA SOBRE ESSE TEMA, POR FAVOR ME AJUDE. ATT, ANETE

    ResponderExcluir
  2. adorei suas ideias , e gostaria de saber se voce pode me ajudar pois no proximo sabado estraei realizando um trabalho com mulheres e homenagem as mães com o tema mães amor perfeito e mão encontrei palavra sobre o temaa , me ajude . Att, anete

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?