Dia das Mães - Pano de Prato

DIA DAS MÃES - PANO DE PRATO

Como atividade em classe para o "Dia das Mães", as crianças fizeram a estampa do pano de prato para sua mamãe. Essa técnica também pode ser usada em camisetas de malhas para:

  • identificação dos professores de EBF;
  • conjuntos musicais;
  • apresentação de cantanta;
  • presente para o papai, etc.

Este fiz como teste para saber como ficaria a estampa no tecido de pano de prato. Ao lado está a lixa após a estampa. Observe que o desenho ainda aparece, mas para estampar novamente precisa passar o giz de cera bem forte.

Material utilizado:

  • lápis
  • pano de prato
  • lixa para madeira - nº 150
  • giz de cera
  • ferro de passar roupa
  • caneta para tecido - várias cores

Com o lápis faça o desenho na lixa. Será necessário um apontador, pois ao desenhar na lixa a ponta acaba rapidamente. Depois peça para as crianças pintarem bem forte com o giz de cera. Evite escrever porque no momento de estampar o pano o texto poderá ficar ao contrário. Como o giz de cera não é úmido, a estampa poderá ser feita logo após o término da pintura, não há necessidade de esperar secar. Coloque a lixa com o desenho virado para o pano e passe o ferro quente e sem o vapor, numa superfície forrada para que a umidade do calor seja aboservida pelo tecido que está forrando. Levante uma borda da lixa, antes de tirá-la, para ter certeza que o desenho ficou bem estampado. A lixa que utilizei foi a de nº 150 que é bem grossa e dá um toque de textura ao desenho, após ser estampado. Peça para que as crianças evitem usar o diz da mesma cor do tecido, pois não aparecerá direito na estampa. Após a lavagem, a pintura desbotará um pouco ou muito, depende da qualidade do giz de cera utilizado.Faça o acabamento do desenho e escrita com a caneta para tecido. Nestes usei canetas Acripen da Acrilex.

Estas estampas foram feitas pelas crianças. Eu sugeri a flor com a borboleta e uma joaninha, porque foi a que fiz como teste. Porém algumas crianças fizeram seus próprios desenhos ou complementaram a sujestão com um toque pessoal.

3 comentários:

  1. Querida irmã, a tinta do giz de cera ela não sai ao lavar? a caneta é para fazer o contorno da peça? e quanto tempo devo esperar para utilizar ou manuzear? e posso fazer sobre uma tábua de passar roupa, ou tenho que esticar em outra superfície? Bjs Silvana
    silpereira31@hotmai.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, indiquei seu blog e com isso vc ganhou um selinho, passa lá para pegar: www.avozdedeuskids.blogspot.com

    carlaazevedo@neovoip.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Sou resp. pelo Departamento Infantil da EBD da 2ª Igreja Presbiteriana em Juiz de Fora. Amei seu Blog e estarei passando sempre por aqui.
    Dê uma passadinha no meu blog:
    www.coresformasetexturas.blogspot.com
    Beijão!
    Que Deus te abençõe!
    Rosangela

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?