Incentivo - Dinheirinho

Como fiz na revista anterior, também estou trabalhando com o incentivo da feirinha, onde cada tarefa cumprida é recompensada com uma nota de dinheirinho que no final do mês eles trocam por brindes.

Estas notas são de diversos países, porém personalizadas com o rostinho deles. Este recurso é possível de ser feito no site:
www.festisite.com/money/



Quando as crianças viram seus rostos nas notas ficaram encantadas, uma mãe até brincou que queria os filhos dela em notas de maior valor.

As tarefas para o recebimento das notas são:

1. Presença: por ter comparecido a aula na escola dominical. Premiar pela presença é um bom incentivo porque as crianças não querem faltar e querem ter bastante dinheirinho para comprar os brindes na feirinha. Também acaba fazendo as crianças cobrarem seus pais para que as leve a igreja e os faz ter mais disciplina, porque não poderá entrar na classe se passar dos dez minutos de tolerância. Permitir a entrada de crianças que esteja atrasadas sem um justo motivo, acaba atrapalhando e a criança não acompanha por ter perdido parte do foi ministrado, além da falta de disciplina e respeito ao horário do trabalho na igreja. Ouvi o depoimento de uma mãe de quatro crianças que disse que eles se arrumam para ir a igreja sem que ela precise mandar, só para não perde a aula.

2. Bíblia: é importante que desde pequenos tenham esse hábito, afinal é o instrumento essencial na igreja. Costumo dizer as crianças que elas não vão à escola sem levar seus cadernos e livros, então na escola dominical elas devem trazer a bíblia e a revista, afinal precisam deles durante a aula e é chato ter de ficar dividindo com alguém ou ter que ficar olhando o do colega, porque acaba atrapalhando. Exceto no caso de visitantes, que normalmente não trazem a bíblia e no caso da revista temos algumas reserva, que mesmo assim às vezes não são suficientes.

3. Revista: para ser usada durante a aula e correção da lição de casa. É muito bom quando a igreja pode investir neste recurso, facilita nas aulas e as crianças se sentem importantes porque também tem a sua como seu pais. Então o mínimo que a crianças podem fazer é ter os devidos cuidados e o uso adequado dela.

4. Versículo-senha: por ter decorado o versículo dado na aula anterior. Com a revista que estamos trabalhando - Detetives Jr 3 - O livro superlegal - estamos brincando de detetives investigando coisas sobre a bíblia, na entrada da aula eles precisam dizer o versículo-senha que foi passado na aula anterior. Procuro criar objetos onde posso colocar esse versículo-senha, assim fica mais divertido a brincadeira de decorar sem o peso da obrigatoriedade.

4. Lição de casa: por ter feito as atividades da revista. No momento da correção da lição de casa, cada aluno passa sua revista para o colega que está ao lado, pois é esse colega que irá corrigir. Se houver alguma coisa errada ou incompleta, o colega acertará e depois dará um visto (semelhante aos dos professores de escola). Não é permitido que façam comentários que possam chatear o colega e caso o dono da revista não tenha feito a lição, então não poderá corrigir de outra pessoa, porque terá que fazer a lição na sua própria revista e com isso ele acaba ficando fora da brincadeira.

5. Participação: que normalmente é uma apresentação musical no final da escola dominical. As apresentações não acontecem sempre e não é obrigatório que a criança participe, porém se o fizer receberá seu dinheirinho como tarefa cumprida.

6. Visitante: por cada visitante que trouxer a igreja, mesmo que fique em outra classe. Falo para as crianças que aquilo que é bom para nós fica melhor ainda se dividimos com quem gostamos, então elas devem convidar os amiguinhos da escola, da rua e seus familiares para vir à igreja. Como incentivo recebem uma nota de dinheirinho por cada pessoa que tenha convidado a vir a escola dominial, mesmo que seja um adulto, jovem, adolescente ou criança menor e que fiquem em outra classe. Mas o recebimento da nota de dinheirinho só é válido para os visitantes da escola dominical.

FEIRINHA

Os brindes da feirinha são objetos comprados em lojas de R$ 1,99 ou que foram doados por pessoas da igreja para o trabalho com as crianças.

Uma forma de obter esses objetos e pedir ajuda a igreja, com a permissão do conselho da igreja, solicitando a doação de coisas que possam ser agradáveis as crianças ou que até tenham em sua casa e que esteja em bom estado e possa ser útil para eles. Também poderá pedir no comércio local como: banca de jornal que tenha alguma revista infantil que não poderá devolver a distribuidora, loja de brinquedo que tenha algum cuja embalagem estragou e com isso fica mais difícil a venda, papelaria que tenha materiais escolares que já está há muito tempo na loja, loja de artigos para festa, bomboniere, mercadinho, etc.

Também é possível obter doações entrando em contato com fabricante de artigos de brindes, objetos plásticos e outros, porque muitos deles têm estoque de mercadoria que estão fora de linha ou não estão mais sendo divulgados nos catálogos de vendas.

Já tivemos a experiência de obtermos várias doações que pedimos a empresas, instituições e até órgãos governamentais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?