Descrição das plenárias e oficinas: Culto de Abertura com o Rev. Roberto Brasileiro, dia 04 de Setembro às 19h30.
Plenárias: Teremos três grandes assuntos: O desânimo, capaz de acometer qualquer um e também o departamento Infantil. Como Deus vê e pode tratar com o seu desânimo? Com Leninha Maia, do Rio de Janeiro. A importância do culto Doméstico, com o Rev. Leandro Lima, de São Paulo, com dicas e preciosas informações para estimular pais e professores a esta assistência no lar e, É muito fácil perder uma criança, hoje, com o Rev Jáder, secretário nacional da Infância IPB, mostrando os perigos de nos alienarmos para com assuntos ligados à infância e deixarmos para os outros, ou para depois.
Oficinas: 13 temas para a sua igreja enviar o maior número de participantes! Cada congressista poderá escolher duas oficinas, uma no dia 05 e outra no dia 06.
- Como montar e manter um Departamento Infantil – Com Edaci Camargo, de Tatuí-SP. No DI perde-se muito tempo e também muito material, infelizmente. Como deixar seu DI em bom estado de funcionamento? Como tirar proveito das aulas, arquivar revistas e preservar material? Como trabalhar com a equipe de professores? Montando um Currículo para o seu DI – oficina com dicas importantíssimas para organização e bom andamento de um DI que dá frutos.
- Inventa um avental e et cétera e tal –Com Simônica Emiliano, de Belo Horizonte-MG. Como montar aulas com criatividade e recursos fáceis e baratos? Como recorrer aos recicláveis para preparar boas aulas? Com dicas sobre a importância do visual na vida das crianças, esta oficina é para gente que deseja investir na criatividade, boa e barata!
- Missões e Evangelismo de crianças – Com Eny Borges, diretora da APEC –SP. Como evangelizar crianças? Como montar conferências missionárias infantis em sua igreja? Qual material utilizar, de acordo com as idades? Como despertar o amor por evangelismo logo cedo na vida de uma pessoa? Alcançando lares fechados através da criança. A infância sob riscos precisa urgentemente de pessoas que transmitam o amor de Deus aos pequeninos.
- A importância da Música no DI – Tudo que tem ritmo é louvor? Toda música é de adoração? Tem ritmo que pode e ritmo que não pode? Deus só gosta de um estilo musical? Quanta confusão nesta área e nesta hora, não? Mais importante do que o ritmo são as orientações bíblicas para o perfeito louvor na vida das crianças. Estudaremos entre tantos assuntos: como escolher os cânticos? Como preparar um coro infantil em sua igreja? Estas e outras dicas importantíssimas com o Rev. Márcio Alonso (campinas-SP) ministro da Palavra de Deus, músico e regente.
- O Culto Infantil – Domingo à noite, o que as crianças fazem no horário do culto? Brincam de pega-pega santo? Comem gelatina e também rabiscam umas figuras de Josué, Moisés e Jacó? Não! O culto infantil é muito importante e tem a ver com adoração, edificação na Palavra, sadia reverência, temor e amor ao Senhor logo cedo na vida! Leninha Maia (Rio de Janeiro) é das pessoas mais experientes e capazes neste assunto e com certeza ajudará você a pensar e dinamizar o culto infantil em sua igreja.
- Berçário é coisa séria! – O ambiente e a organização do berçário, cativando pais descrentes através do berçário; Berçário não é “estacionamento“ de mães… Conquistando auxiliares para uma grande causa; a importância do planejamento. Como preparar uma aula para crianças tão pequenas? Como encontrar ou preparar material? O desenvolvimento pedagógico das crianças pequenas. A hora de deixar o berçário... Estas e outras questões serão tratadas com zelo e grandes dicas Por Biguinha Santos, do Recife-PE (oficina apenas no dia 05.09).
- A UCP Como importante ferramenta de entrosamento e evangelismo – Como colher bons frutos desta sociedade doméstica, celeiro de líderes e de voluntários na Igreja? O que é UCP? O que não é UCP? Como montar e manter a sua UCP funcionando e entusiasmando? Como preparar estudos, brincadeiras e passeios envolventes? Três anos de atividades e programações para a sua UCP. Com o Rev Jáder, secretário nacional IPB.
- Como trabalhar com Juniores e pré-adolescentes? – Oficina de suma importância. A pré-adolescência (9 a quase 13 anos) é a faixa etária que a Igreja mais tem perdido gente. O vírus do querer deixar a igreja atua intensamente neste período da vida, por incrível que pareça. Então, não podemos perder tempo! Dicas, sugestões, orientações sobre como trabalhar com a tchurma; como preparar aulas... como envolver e como dinamizar o trabalho com pessoas em fase de transição e que precisam tanto da nossa ajuda! Com Roberta Fonseca (Rio de Janeiro), das mais experientes professoras com juniores e pré-adolescentes do Brasil (oficina apenas no dia 06.09).
- Como montar EBFs – Esta tem sido das mais importantes ferramentas de evangelismo infantil e deve ser bem trabalhada. Como preparar uma EBF dinâmica, acolhedora e evangelística? Dicas sobre material, temas, brincadeiras, a hora de preparar a equipe, tudo isso e muito mais, com Márcia Maulepes, de Brasília-DF.
- Os primeiros passos dos pequenos passos. Maternal e o pré-primário - A primeira temporada da criança fora do Berçário. Esta oficina aborda o Maternal e o Pré-Primário. Como trabalhar com crianças que daqui a pouco serão alfabetizadas? Material, dicas, idéias e sugestões que conciliam a sequência pedagógica da criança nos primeiros passos da caminhada cristã. Com Biguinha Santos (oficina apenas no dia 06.09)
- A Criança entre os 6 e 10 anos – Esta é a fase elétrica da vida! Meninos brincam de lutas e se sentem invencíveis; gostam de pular e de desafios. Meninas estão querendo ser mocinhas e têm um raciocínio muito rápido! Como lidar com esta ‘turma Power rangers’? Como mostrar para eles que ‘herói’ é Daniel e não o Homem-Aranha? Qual material utilizar? Como conseguir dar sequência às aulas? Como aproveitar a dinâmica e a raça da turminha para que aprenda muito mais sobre a Palavra de Deus? Com Renata Vargas, de São Paulo.
- A Arte na sala de Aula – Jesus contava parábolas; levava as pessoas a imaginarem bem e aprenderem com isso. Existem muitas maneiras de se dar uma aula, de se contar histórias bíblicas. Como as artes cênicas podem auxiliar? Como saber recorrer a este recurso tão importante? As artes plásticas e as diversas técnicas de dinamização que ajudam na fixação do ensino. Com Márcia Barbutti, de São Mateus-ES, também editora da sessão infanto-juvenil das revistas de EBD da Casa Editora Presbiteriana.
Criatividade e produção de Idéias – A Bíblia é um livro maravilhoso e único. É nosso livro básico para a vida e no Departamento Infantil a criança passará toda a fase infantil estudando histórias e doutrinas da Palavra de Deus. Mas, como falar sobre a vida de Moisés e de Abraão; de Ester.... se desde o berçário as crianças já conhecem ‘de cor’ tais histórias? O presbítero Rogério Teixeira (São José dos Campos-SP), também professor de Pós-Graduação na FAAP, estará mostrando como abordar de diversas formas, com criatividade e conteúdo, assuntos que devem ser repetidos e também aprofundados na vida. Como recorrer aos recursos da tecnologia, do computador e também sem computador, para poder dar boas aulas?
Atenção: OFICINA ESPECIAL. No dia 05.09 para pastores, presbíteros e diáconos, com o Presb. Solano Portela. “A Importância do Conselho e da Junta Diaconal para o Departamento Infantil” Como a liderança da Igreja deve ver e tratar esta área tão importante da Igreja? Oficina grátis. Basta matricular-se através do site da IPB/UCP ou por telefone com a secretária do congresso, Sra. Rosana.
INVESTIMENTO (colocar as informações do cartaz)
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DA INTERNET:
Este é o cartaz de divulgação do congresso. Clique no link abaixo dele para obter o arquivo em formato PDF e divulque em sua igreja.
Olá, muito criativo seu blog. Passa lá no meu e pega seu selinho. www.mulheresquesurpreendem.blogspot.com. Beijos
ResponderExcluirOi querida Diva !
ResponderExcluirPasseando pela net, visitando alguns blogs amigos encontrei o seu ... e A D O R E I !
É muito lindo e criativo !!!!!
Parabéns \o/
Espero a sua visita no meu blog, ok !
Beijos no ♥
Olá Diva!
ResponderExcluirSempre acompanho seu bloge tenho realizado muitos dos seus artesanais.
Amei o congresso!
E uma pensa eu não poder ir.
Abraços.
Se puder, nos envie comentários de como foi.
Bjs!