"Vinde a Mim"

"Vinde a Mim"

Esse projeto visa evangelizar as crianças que moram próximas ao endereço da igreja. Ele consiste em um encontro mensal, sempre aos sábados, a partir das 15h, com duas horas, no mínino, e muita diversão.

Nos encontros, fazemos a abertura com uma oração, agradecemos a presença e louvamos ao Senhor com cânticos bem divertidos e alegres, depois as crianças são encaminhadas para as salas de aula, dividas por faixa etária:
  • Maternal/Pré-escolar: não alfabetizados

  • Primário: de 6 a 9 anos

  • Juniores: a partir de 10 anos

Na sala o professor ministra a mensagem através da história bíblica, depois completa o tempo com dinâmicas, brincadeiras ou atividade plástica.

Antes de sairem as crianças tomam um lanchinho e aproveitamos o momento para conversar com elas, saber um pouco mais sobre cada uma e reforçamos o convite para voltarem no dia seguinte, no horário da Escola Dominical ou Culto.

Em nosso primeiro encontro, tivemos crianças visitantes que já voltaram a igreja por ocasião da Escola Dominical e do Culto. Nosso Pastor está acompanhando o projeto e tem como missão de estar visitando essas crianças para conhecer onde moram, seus familiares e se tem alguma dificuldade que a igreja possa estar ajudando a suprir.

Para divulgar esse trabalho, colocamos alguns cartazes no comércio da região (bomboniere, loja de artigos para festas, farmácia, lan house, magazine, etc...) e as crianças saíram, acompanhadas de um adulto, distribuindo convitinhos.

As crianças se sentem importantes fazendo esse trabalho, é um bom exercício para elas não terem vergonha de mostrar que são evangélicas e é mais difícil um adulto rejeitar de pegar o convitinho da mão de uma criança, eles até dão uma risadinha e agradecem. As crianças são orientadas e pedir licença, olhar no rosto da pessoa e entregar o convitinho, depois que a pessoa pega ela deve agradecer e se perceber que a pessoa parou para ler, aproveitar e dizer que é um trabalho com atividades voltadas para crianças, é alegre e divertido e a entrada é franca.

Esse trabalho é simples de ser realizado, de baixo custo e toda a igreja se envolve. Os pontos mais importantes são:

  • Oração: peças para que em todas as reuniões, ou orações individuais o projeto seja lembrado. Peça que orem pelos dirigentes, professores, voluntários e principalmente pelas crianças que precisam ser salvas.

  • Divulgação interna: mencione no boletim de sua igreja quando será o próximo e coloque os resultados de cada encontro, informando a igreja a quantidade de visitantes. Se possível, faça um cartaz com fotos das crianças visitantes e seus respectivos nomes, para que a igreja as reconheçam e possam comprimentá-las. Isso dará as crianças uma sensação de familiaridade com a igreja, elas se sentiram mais em casa.

  • Divulga externa: Coloque no comércio local cartaz informando sobre o evento, procure locais que tenham bastante circulação principalmente de crianças, como: bomboniere, lanchonete, mercado, farmárcia, lojinhas, lan house, etc... Os irmãos que moram próximo a igreja podem ajudar, pois muitos conhecem os comerciantes e fica mais fácil pedir para colocar os cartazes.

  • Recepção: É importante que as crianças se sintam bem vindas desde a entrada. Peça aos jovens que cuidem disso, eles são bem divertidos e quebram o gelo com simples brincadeiras. Na recepção, peça aos jovens que preencham uma ficha com nome, dia do aniversário, endereço, telefone e nomes dos responsáveis das crianças. No caso de irmãos basta colocar o nome e dia do aniversário na ficha do mais velho. Essa ficha poderá ser usada pelo Pastor para visitas posteriores e pelos organizadores para enviar convites para os próximos encontros.

  • Convite/Correspondência: O custo do convite é bem baixo se enviado como "carta social", que dever ser manuscrita (escrita a mão), não pode passar de 10 gramas (use envelope pequeno e meia ou um 1/4 da folha de sulfite para o convite) e o custo hoje é de apenas R$ 0,01 (veja mais detalhes sobre esse tipo de correspondência no site dos Correios - http://www.correios.com.br/). Fique atento a data de aniversário dessas crianças e envie um cartão parabenizando-a. Esse gesto é simples e faz muita diferença para a criança e seus familiares que percebem que elas são importantes. Aproveite esse recurso para convidar a família para outros eventos da igreja.

  • Música: O encontro deve ser agradável para as crianças, cante músicas que elas gostam, alegres e agitadas. Tenha o cuidado de mostrar a letra para todos, pois os visitantes não conhecem e poderão participar mais se tiver a letra para acompanhar. Use os recursos que sua igreja, retro-projetor, projetor com micro, livrinho de música ou cartaz. Quando for o caso, ensine primeiro os gestos e depois passe a música, pelo menos duas vezes.

  • Lição: Os professores ficam livres para escolherem as lições que desejam dar, desde que foquem na evangelização, pois os visitantes não conhecem a Deus e precisam aceitá-lo. Em alguns encontros é interessante estipular algum tema, assim todas as lições e atividades serão voltadas a ele, até a decoração. Na sala o professor poderá cantar outras músicas, fazer dinâmicas, brincadeiras, concurso, desafios e atividades plásticas.

  • Decoração: O objetivo do trabalho é a evangelização, não há necessidade de decorar a igreja ou sala, já que para isto há um custo. Faça a decoração com balões coloridos, fitinhas recortadas de revistas, fita de vídeo antigas, ou outros materiais em algumas dadas como: Dia das Crianças, Natal e outros. Lembre-se que o projeto é mensal e tudo deve ser planejado com foco no objetivo.

  • Lanche: O lanche em nosso igreja é organizado pelas senhoras da SAF e fica critério delas o que será dado. O importante é oferecer algo que a maioria das crianças gostem como bolo de chocolate, hot-dog, suco etc. Não se trata de um banquete e sim um lanchinho, então não há necessidade de muito trabalho e os ingredientes podem ser fornecido pela própria igreja (se houver recurso) ou pelos irmãos que podem estar fazendo a doação dos mesmos. Também é estipulado uma escala das irmãs que ficam na cozinha, assim todas podem ajudar.

Veja mais detalhes nas próxima postagens.

Abaixo o cartaz e convitinho que fizemos para divulgação do próximo encontro.




5 comentários:

  1. Oi Diva!!!Adoro seu trabalho, sempre passo por aqui para conferir as novidades.
    Por isso quero te presentear com um selinho passa lá no meu blog e pega http://artebembolada.blogspot.com/
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. oi lindinha
    to passando para lhe desejar
    um feliz aniversário
    cheio de muita paz,saude e suce$$o
    bjinhos
    rosypepper

    ResponderExcluir
  3. Oi Florzinha...vim conhecer seu blog...e adivinha....AMEEEEIIIII...tb trabalho com evangelização infantil e achei tudo lindo...parabéns querida...e que Deus te abençoe sempre !!!

    Beijinhos

    Catia

    ResponderExcluir
  4. Quem é vivo sempre aparece, não é mesmo? Andei meio sumidinha, mas estou aqui fazendo uma visita. Parabéns pelas atividades. Quando puder, visite meus outros blogs. Deus te abençoe. Bjs docinhos da Tia Rose

    http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com
    http://ensinandoospequeninos.blogspot.com/
    http://ideiaseartesdarose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi ...adorei as suas dicas....são realmente mt importante as dicas que vc esta passando....se precisar de uma ajuda ^.^

    Bjs
    Fica na paz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?