Congresso Infantil Pequenos Passos




Descrição das plenárias e oficinas: Culto de Abertura com o Rev. Roberto Brasileiro, dia 04 de Setembro às 19h30.


Plenárias: Teremos três grandes assuntos: O desânimo, capaz de acometer qualquer um e também o departamento Infantil. Como Deus vê e pode tratar com o seu desânimo? Com Leninha Maia, do Rio de Janeiro. A importância do culto Doméstico, com o Rev. Leandro Lima, de São Paulo, com dicas e preciosas informações para estimular pais e professores a esta assistência no lar e, É muito fácil perder uma criança, hoje, com o Rev Jáder, secretário nacional da Infância IPB, mostrando os perigos de nos alienarmos para com assuntos ligados à infância e deixarmos para os outros, ou para depois.


Oficinas: 13 temas para a sua igreja enviar o maior número de participantes! Cada congressista poderá escolher duas oficinas, uma no dia 05 e outra no dia 06.


  1. Como montar e manter um Departamento Infantil – Com Edaci Camargo, de Tatuí-SP. No DI perde-se muito tempo e também muito material, infelizmente. Como deixar seu DI em bom estado de funcionamento? Como tirar proveito das aulas, arquivar revistas e preservar material? Como trabalhar com a equipe de professores? Montando um Currículo para o seu DI – oficina com dicas importantíssimas para organização e bom andamento de um DI que dá frutos.

  2. Inventa um avental e et cétera e tal –Com Simônica Emiliano, de Belo Horizonte-MG. Como montar aulas com criatividade e recursos fáceis e baratos? Como recorrer aos recicláveis para preparar boas aulas? Com dicas sobre a importância do visual na vida das crianças, esta oficina é para gente que deseja investir na criatividade, boa e barata!

  3. Missões e Evangelismo de crianças – Com Eny Borges, diretora da APEC –SP. Como evangelizar crianças? Como montar conferências missionárias infantis em sua igreja? Qual material utilizar, de acordo com as idades? Como despertar o amor por evangelismo logo cedo na vida de uma pessoa? Alcançando lares fechados através da criança. A infância sob riscos precisa urgentemente de pessoas que transmitam o amor de Deus aos pequeninos.

  4. A importância da Música no DI – Tudo que tem ritmo é louvor? Toda música é de adoração? Tem ritmo que pode e ritmo que não pode? Deus só gosta de um estilo musical? Quanta confusão nesta área e nesta hora, não? Mais importante do que o ritmo são as orientações bíblicas para o perfeito louvor na vida das crianças. Estudaremos entre tantos assuntos: como escolher os cânticos? Como preparar um coro infantil em sua igreja? Estas e outras dicas importantíssimas com o Rev. Márcio Alonso (campinas-SP) ministro da Palavra de Deus, músico e regente.

  5. O Culto Infantil – Domingo à noite, o que as crianças fazem no horário do culto? Brincam de pega-pega santo? Comem gelatina e também rabiscam umas figuras de Josué, Moisés e Jacó? Não! O culto infantil é muito importante e tem a ver com adoração, edificação na Palavra, sadia reverência, temor e amor ao Senhor logo cedo na vida! Leninha Maia (Rio de Janeiro) é das pessoas mais experientes e capazes neste assunto e com certeza ajudará você a pensar e dinamizar o culto infantil em sua igreja.

  6. Berçário é coisa séria! – O ambiente e a organização do berçário, cativando pais descrentes através do berçário; Berçário não é “estacionamento“ de mães… Conquistando auxiliares para uma grande causa; a importância do planejamento. Como preparar uma aula para crianças tão pequenas? Como encontrar ou preparar material? O desenvolvimento pedagógico das crianças pequenas. A hora de deixar o berçário... Estas e outras questões serão tratadas com zelo e grandes dicas Por Biguinha Santos, do Recife-PE (oficina apenas no dia 05.09).

  7. A UCP Como importante ferramenta de entrosamento e evangelismo – Como colher bons frutos desta sociedade doméstica, celeiro de líderes e de voluntários na Igreja? O que é UCP? O que não é UCP? Como montar e manter a sua UCP funcionando e entusiasmando? Como preparar estudos, brincadeiras e passeios envolventes? Três anos de atividades e programações para a sua UCP. Com o Rev Jáder, secretário nacional IPB.

  8. Como trabalhar com Juniores e pré-adolescentes? – Oficina de suma importância. A pré-adolescência (9 a quase 13 anos) é a faixa etária que a Igreja mais tem perdido gente. O vírus do querer deixar a igreja atua intensamente neste período da vida, por incrível que pareça. Então, não podemos perder tempo! Dicas, sugestões, orientações sobre como trabalhar com a tchurma; como preparar aulas... como envolver e como dinamizar o trabalho com pessoas em fase de transição e que precisam tanto da nossa ajuda! Com Roberta Fonseca (Rio de Janeiro), das mais experientes professoras com juniores e pré-adolescentes do Brasil (oficina apenas no dia 06.09).

  9. Como montar EBFs – Esta tem sido das mais importantes ferramentas de evangelismo infantil e deve ser bem trabalhada. Como preparar uma EBF dinâmica, acolhedora e evangelística? Dicas sobre material, temas, brincadeiras, a hora de preparar a equipe, tudo isso e muito mais, com Márcia Maulepes, de Brasília-DF.

  10. Os primeiros passos dos pequenos passos. Maternal e o pré-primário - A primeira temporada da criança fora do Berçário. Esta oficina aborda o Maternal e o Pré-Primário. Como trabalhar com crianças que daqui a pouco serão alfabetizadas? Material, dicas, idéias e sugestões que conciliam a sequência pedagógica da criança nos primeiros passos da caminhada cristã. Com Biguinha Santos (oficina apenas no dia 06.09)

  11. A Criança entre os 6 e 10 anos – Esta é a fase elétrica da vida! Meninos brincam de lutas e se sentem invencíveis; gostam de pular e de desafios. Meninas estão querendo ser mocinhas e têm um raciocínio muito rápido! Como lidar com esta ‘turma Power rangers’? Como mostrar para eles que ‘herói’ é Daniel e não o Homem-Aranha? Qual material utilizar? Como conseguir dar sequência às aulas? Como aproveitar a dinâmica e a raça da turminha para que aprenda muito mais sobre a Palavra de Deus? Com Renata Vargas, de São Paulo.

  12. A Arte na sala de Aula – Jesus contava parábolas; levava as pessoas a imaginarem bem e aprenderem com isso. Existem muitas maneiras de se dar uma aula, de se contar histórias bíblicas. Como as artes cênicas podem auxiliar? Como saber recorrer a este recurso tão importante? As artes plásticas e as diversas técnicas de dinamização que ajudam na fixação do ensino. Com Márcia Barbutti, de São Mateus-ES, também editora da sessão infanto-juvenil das revistas de EBD da Casa Editora Presbiteriana.

Criatividade e produção de Idéias – A Bíblia é um livro maravilhoso e único. É nosso livro básico para a vida e no Departamento Infantil a criança passará toda a fase infantil estudando histórias e doutrinas da Palavra de Deus. Mas, como falar sobre a vida de Moisés e de Abraão; de Ester.... se desde o berçário as crianças já conhecem ‘de cor’ tais histórias? O presbítero Rogério Teixeira (São José dos Campos-SP), também professor de Pós-Graduação na FAAP, estará mostrando como abordar de diversas formas, com criatividade e conteúdo, assuntos que devem ser repetidos e também aprofundados na vida. Como recorrer aos recursos da tecnologia, do computador e também sem computador, para poder dar boas aulas?


Atenção: OFICINA ESPECIAL. No dia 05.09 para pastores, presbíteros e diáconos, com o Presb. Solano Portela. “A Importância do Conselho e da Junta Diaconal para o Departamento Infantil” Como a liderança da Igreja deve ver e tratar esta área tão importante da Igreja? Oficina grátis. Basta matricular-se através do site da IPB/UCP ou por telefone com a secretária do congresso, Sra. Rosana.
INVESTIMENTO (colocar as informações do cartaz)


FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DA INTERNET:
www.ipb.org.br/ucp ou envie os seus dados (nome, igreja, oficinas escolhidas e comprovante de depósito bancário) para o fax: (11) 5562-5243Importante: as inscrições serão consideradas válidas apenas mediante comprovação de depósito bancário.

Este é o cartaz de divulgação do congresso. Clique no link abaixo dele para obter o arquivo em formato PDF e divulque em sua igreja.





Texto transcrito do site de origem: http://www.ipb.org.br/ucp/

3 comentários:

  1. Olá, muito criativo seu blog. Passa lá no meu e pega seu selinho. www.mulheresquesurpreendem.blogspot.com. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Diva !

    Passeando pela net, visitando alguns blogs amigos encontrei o seu ... e A D O R E I !

    É muito lindo e criativo !!!!!

    Parabéns \o/

    Espero a sua visita no meu blog, ok !

    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá Diva!
    Sempre acompanho seu bloge tenho realizado muitos dos seus artesanais.
    Amei o congresso!
    E uma pensa eu não poder ir.
    Abraços.
    Se puder, nos envie comentários de como foi.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?