"Vinde a Mim"

"Vinde a Mim"

Esse projeto visa evangelizar as crianças que moram próximas ao endereço da igreja. Ele consiste em um encontro mensal, sempre aos sábados, a partir das 15h, com duas horas, no mínino, e muita diversão.

Nos encontros, fazemos a abertura com uma oração, agradecemos a presença e louvamos ao Senhor com cânticos bem divertidos e alegres, depois as crianças são encaminhadas para as salas de aula, dividas por faixa etária:
  • Maternal/Pré-escolar: não alfabetizados

  • Primário: de 6 a 9 anos

  • Juniores: a partir de 10 anos

Na sala o professor ministra a mensagem através da história bíblica, depois completa o tempo com dinâmicas, brincadeiras ou atividade plástica.

Antes de sairem as crianças tomam um lanchinho e aproveitamos o momento para conversar com elas, saber um pouco mais sobre cada uma e reforçamos o convite para voltarem no dia seguinte, no horário da Escola Dominical ou Culto.

Em nosso primeiro encontro, tivemos crianças visitantes que já voltaram a igreja por ocasião da Escola Dominical e do Culto. Nosso Pastor está acompanhando o projeto e tem como missão de estar visitando essas crianças para conhecer onde moram, seus familiares e se tem alguma dificuldade que a igreja possa estar ajudando a suprir.

Para divulgar esse trabalho, colocamos alguns cartazes no comércio da região (bomboniere, loja de artigos para festas, farmácia, lan house, magazine, etc...) e as crianças saíram, acompanhadas de um adulto, distribuindo convitinhos.

As crianças se sentem importantes fazendo esse trabalho, é um bom exercício para elas não terem vergonha de mostrar que são evangélicas e é mais difícil um adulto rejeitar de pegar o convitinho da mão de uma criança, eles até dão uma risadinha e agradecem. As crianças são orientadas e pedir licença, olhar no rosto da pessoa e entregar o convitinho, depois que a pessoa pega ela deve agradecer e se perceber que a pessoa parou para ler, aproveitar e dizer que é um trabalho com atividades voltadas para crianças, é alegre e divertido e a entrada é franca.

Esse trabalho é simples de ser realizado, de baixo custo e toda a igreja se envolve. Os pontos mais importantes são:

  • Oração: peças para que em todas as reuniões, ou orações individuais o projeto seja lembrado. Peça que orem pelos dirigentes, professores, voluntários e principalmente pelas crianças que precisam ser salvas.

  • Divulgação interna: mencione no boletim de sua igreja quando será o próximo e coloque os resultados de cada encontro, informando a igreja a quantidade de visitantes. Se possível, faça um cartaz com fotos das crianças visitantes e seus respectivos nomes, para que a igreja as reconheçam e possam comprimentá-las. Isso dará as crianças uma sensação de familiaridade com a igreja, elas se sentiram mais em casa.

  • Divulga externa: Coloque no comércio local cartaz informando sobre o evento, procure locais que tenham bastante circulação principalmente de crianças, como: bomboniere, lanchonete, mercado, farmárcia, lojinhas, lan house, etc... Os irmãos que moram próximo a igreja podem ajudar, pois muitos conhecem os comerciantes e fica mais fácil pedir para colocar os cartazes.

  • Recepção: É importante que as crianças se sintam bem vindas desde a entrada. Peça aos jovens que cuidem disso, eles são bem divertidos e quebram o gelo com simples brincadeiras. Na recepção, peça aos jovens que preencham uma ficha com nome, dia do aniversário, endereço, telefone e nomes dos responsáveis das crianças. No caso de irmãos basta colocar o nome e dia do aniversário na ficha do mais velho. Essa ficha poderá ser usada pelo Pastor para visitas posteriores e pelos organizadores para enviar convites para os próximos encontros.

  • Convite/Correspondência: O custo do convite é bem baixo se enviado como "carta social", que dever ser manuscrita (escrita a mão), não pode passar de 10 gramas (use envelope pequeno e meia ou um 1/4 da folha de sulfite para o convite) e o custo hoje é de apenas R$ 0,01 (veja mais detalhes sobre esse tipo de correspondência no site dos Correios - http://www.correios.com.br/). Fique atento a data de aniversário dessas crianças e envie um cartão parabenizando-a. Esse gesto é simples e faz muita diferença para a criança e seus familiares que percebem que elas são importantes. Aproveite esse recurso para convidar a família para outros eventos da igreja.

  • Música: O encontro deve ser agradável para as crianças, cante músicas que elas gostam, alegres e agitadas. Tenha o cuidado de mostrar a letra para todos, pois os visitantes não conhecem e poderão participar mais se tiver a letra para acompanhar. Use os recursos que sua igreja, retro-projetor, projetor com micro, livrinho de música ou cartaz. Quando for o caso, ensine primeiro os gestos e depois passe a música, pelo menos duas vezes.

  • Lição: Os professores ficam livres para escolherem as lições que desejam dar, desde que foquem na evangelização, pois os visitantes não conhecem a Deus e precisam aceitá-lo. Em alguns encontros é interessante estipular algum tema, assim todas as lições e atividades serão voltadas a ele, até a decoração. Na sala o professor poderá cantar outras músicas, fazer dinâmicas, brincadeiras, concurso, desafios e atividades plásticas.

  • Decoração: O objetivo do trabalho é a evangelização, não há necessidade de decorar a igreja ou sala, já que para isto há um custo. Faça a decoração com balões coloridos, fitinhas recortadas de revistas, fita de vídeo antigas, ou outros materiais em algumas dadas como: Dia das Crianças, Natal e outros. Lembre-se que o projeto é mensal e tudo deve ser planejado com foco no objetivo.

  • Lanche: O lanche em nosso igreja é organizado pelas senhoras da SAF e fica critério delas o que será dado. O importante é oferecer algo que a maioria das crianças gostem como bolo de chocolate, hot-dog, suco etc. Não se trata de um banquete e sim um lanchinho, então não há necessidade de muito trabalho e os ingredientes podem ser fornecido pela própria igreja (se houver recurso) ou pelos irmãos que podem estar fazendo a doação dos mesmos. Também é estipulado uma escala das irmãs que ficam na cozinha, assim todas podem ajudar.

Veja mais detalhes nas próxima postagens.

Abaixo o cartaz e convitinho que fizemos para divulgação do próximo encontro.




4 comentários:

  1. Oi Diva!!!Adoro seu trabalho, sempre passo por aqui para conferir as novidades.
    Por isso quero te presentear com um selinho passa lá no meu blog e pega http://artebembolada.blogspot.com/
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. oi lindinha
    to passando para lhe desejar
    um feliz aniversário
    cheio de muita paz,saude e suce$$o
    bjinhos
    rosypepper

    ResponderExcluir
  3. Oi Florzinha...vim conhecer seu blog...e adivinha....AMEEEEIIIII...tb trabalho com evangelização infantil e achei tudo lindo...parabéns querida...e que Deus te abençoe sempre !!!

    Beijinhos

    Catia

    ResponderExcluir
  4. Oi ...adorei as suas dicas....são realmente mt importante as dicas que vc esta passando....se precisar de uma ajuda ^.^

    Bjs
    Fica na paz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho. MAS NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU EMAIL PARA QUE EU POSSA DAR O RETORNO, ok?