Profissão Mãe

PROFISSÃO: MÃE!?


Há alguns meses, quando pegava as crianças na escola, percebi que uma mãe se aproximara de uma amiga que conhecia bastante. Estava chateada e muito indignada.


- Sabe o que você e eu somos? – lhe perguntou, e antes que a amiga pudesse dar-lhe uma resposta, que na verdade não sabia qual era, ela mesma respondeu.


Parece que vinha de uma repartição onde tinha ido renovar sua carteira de motorista. Quando o funcionário que anotava os dados lhe perguntou qual era a sua ocupação, ela não soube responder. Ao perceber isto, o funcionário lhe disse:

- Ao que me refiro é se a Senhora trabalha ou é simplesmente uma...?



- Claro que tenho trabalho, lhe contestou, sou uma mãe!


E o atendente lhe respondeu:

- Não posso por mãe como opção, vamos colocar dona de casa. Foi à resposta enfática do funcionário.


A amiga havia esquecido por completo a história, até que um dia, se passou exatamente o mesmo com ela. A funcionária era obviamente uma mulher executiva, eficiente, elegante, e tinha uma cartela sobre sua mesa onde estava escrito: “Interrogadora Oficial”:


- Qual sua ocupação? - ela perguntou.


Como ela iria responder? As palavras simplesmente começaram a sair de sua boca:


- Sou uma Investigadora Associada no Campo do Desenvolvimento Infantil e Relações Humanas.


A funcionária deteve a caneta que ficou congelada no ar, e olhou para a mãe como se não estivesse escutado bem. Repetiu o título lentamente, pondo ênfase nas palavras mais importantes. Logo, observou assombrada como seu pomposo título era escrito em tinta negra no questionário oficial.

- Permita-me perguntar-lhe, disse a funcionária com ar de interesse, que é o que exatamente você faz no campo de pesquisa?


Com uma voz muito calma e pausada, se ouviu sua resposta.


- Tenho um programa contínuo de investigação (que mãe não o tem?) no laboratório e no campo (normalmente se costuma dizer 'dentro' e 'fora' de casa). Estou trabalhando no meu doutorado (a família completa) e já tenho 4 créditos (todas as suas filhas). Evidente que o trabalho é um dos que mais demanda tempo no campo de humanidades (alguma mãe está em desacordo?) e usualmente trabalho umas 14 horas diárias (em realidade são mais, algo como 24 horas!). Porém, o trabalho tem muito mais responsabilidades que qualquer trabalho simples, e as remunerações, mais que somente econômicas, também estão ligadas à área da satisfação pessoal.


Podia-se perceber uma crescente atitude de respeito na voz da funcionária, enquanto completava o formulário. Uma vez terminado o processo, se levantou da cadeira e pessoalmente acompanhou a “Investigadora” à porta.



Ao chegar em casa, emocionada por sua nova carreira profissional, saíram a recebê-la 3 de suas “cobaias” do laboratório, de 13, 7 e 3 anos de idade. Do alto, ela podia escutar a seu novo modelo experimental do programa de crescimento e desenvolvimento infantil (de 6 meses de idade), provando um novo padrão de vocalização. Sentia-se triunfante! Havia vencido a burocracia. Havia entrado nos registros oficiais como uma pessoa mais distinguida e indispensável para a humanidade que somente “uma mãe a mais”. A maternidade... que profissão mais brilhante. Especialmente quando tem um título na porta.

autor desconhecido - texto recebido por email.

fonte dos cliparts - www.fotosearch.com.br/

As Quatro Velas

AS QUATRO VELAS

Quatro velas estavam queimando calmamente.

O ambiente estava tão silencioso que podia-se ouvir o diálogo que tratavam...
A primeira disse:

- Eu sou a paz. Apesar da minha luz, as pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar.

E diminuindo devagarinho, apagou totalmente.

A segunda disse:

- Eu me chamo . Infelizmente sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de Deus. Não faz sentido continuar queimando.

Ao terminar sua fala, um vento levemente bateu sobre ela, e esta acabou se apagando.

Baixinho e triste a terceira vela se manifestou:

- Eu sou o amor. Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar, esquecem-se até daqueles à sua volta que lhes amam.

E sem esperar mais nada, apagou-se.

De repente... Entrou uma criança e viu as três velas apagadas.

- Que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim.

Dizendo isso, começou a chorar.

Então a quarta vela falou:

- Não tenhas medo, criança... Enquanto eu ainda queimar, podemos acender as outras velas... Eu sou a esperança!

A criança com os olhos brilhantes pegou a vela que restava e acendeu as demais...


"Que a vela da esperança jamais se apague dentro de nós."

autor desconhecido - texto recebido por email.


Sugestões para apresentação deste texto:

1. Faça quatro velas, sendo uma em cada folha de sulfite de tamanhos diferentes e abaixo coloque o texto correspondente.




2. Faça as velas com papel color set, EVA ou feltro com o texto respondente abaixo e como trabalho manual, peça para as crianças pintar, recortar e montar a vela.




Após a montagem afixe algum versículo que fale sobre a esperança.




Alfabeto Cristão

ALFABETO CRISTÃO



Amar a Deus sobre todas as coisas.
Buscá-lo de todo coração.
Clamar e orar pelo próximo
Devolver os dízimos para a obra do Senhor.
Estar sempre em comunhão com Deus.
Fugir das impurezas e idolatrias.
Guardar a Palavra de Deus em seu coração, meditar e praticar.
Hinos de louvores cantarás ao Senhor.
Ir freqüentemente à igreja.
Jejuar e orar para se santificar.
Ler a Bíblia diariamente.
Meditar na Palavra de Deus.
Não murmurar; crêr somente.
Orar sem cessar.
Pregar o evangelho à toda criatura.
Querer aprender sempre mais de Deus, e sobre Ele.
Render graças ao Senhor em todo tempo e todas as circunstâncias.
Servir ao Senhor e ao próximo com amor.
Tornar-se padrão de boas obras.
Ungir os doentes em nome do Senhor.
V iver pela fé.
Xeretar e xingar, nem pensar.
Zelar pelas coisas de Deus.




autor do texto desconhecido




Sugestões para uso do texto:

Essa é uma forma divertida de falar sobre várias coisas importantes com relação a Deus, ao nosso comportamento e sentimento.

Em uma folha de sulfite, faça cada letra do alfabeto e em outra coloque o texto correspondente. Vá expondo as letras e abaixo anexe a folha com o texto, dê exemplos do dia-a-dia e referências bíblicas.

Se as crianças não souberem ler, cole uma gravura, foto ou desenho cujo o nome comece com a respectiva letra e anexe o texto abaixo.

Como lembrancinha, dê um quebra-cabeça de EVA com as letras do alfabeto ou imprima a folha com as letras e os animais para as crianças colorir.


Nossa Amiga a Bíblia

NOSSA AMIGA A BÍBLIA


Esta é uma lição bem didática para ilustrar e ensinar as crianças o quanto é importante tomar cuidado com a bíblia.

Como lembrancinha desta lição, faça um livrinho com a imagem das carinhas das bíblias com os textos abaixo.

Foto: Sandra Mac



Bíblia Triste: Eu sou a bíblia esquecidaVivo triste em meu lar,Meus donos vão para a igrejaE esquecem de me levar

Bíblia Rasgada: Dentro de mim está escrito,Que sou como uma espada.Mas minha dona me usa,Pra no seu filho dar pancada.

Bíblia Suja: Eu sou a Bíblia sujaMeu dono me deixa na estanteaberta no Salmos 91.Pegando poeira constante!

Bíblia esquecida: Eu sou a bíblia mais famosa,Sei que de mim,agora vão se lembrar.Da Bíblia esquecida na igreja,Após o culto terminar.


Bíblia Bonita; Eu sou uma Bíblia feliz,Sirvo sempre que sou desejada.Meu dono me carrega com orgulho,Pois dos crentes sou a espada.

auto desconhecido - texto recebido por email

A história do Lápis

A HISTÓRIA DO LÁPIS




O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.


Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor..”

Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.”


Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”

Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.”

auto desconhecido - texto recebido por email


Utilize este texto para transmitir uma mensagem sobre o valor que cada um tem e sobre os dons dados por Deus e como nós os utilizamos.


Como lembrancinha dê um lápis para escrever com um enfeite de ponteira, conforme sugestão dos modelos a seguir.

Livrinho de Versículos

LIVRINHO DE VERSÍCULOS



Criei os livrinhos para que as crianças dessem mais importância ao versículo da lição.


Com essa idéia esse momento ficou mais divertido e agradável, pois são elas que escrevem o versículo e fazem a decoração, também cooperam ajudando ao colequinha que ainda não sabe escrever.


Eles levam o livrinho para casa para estudar o versículo e na aula seguinte faço a chamada oral de cada um, aquele que responder completo (texto e passagem bíblica) ganha o ponto de incentivo.


Este recurso é uma boa oportunidade de envolver o pais, pois como algumas crianças ainda não sabem ler, é necessário a ajuda de alguém para que elas possam decorar e como gostam de mostrar o que já sabem, elas fazem questão de falar aos pais o que já aprenderam.


A parte da decoração dos versículos é importante para que ajude as crianças não apenas a memorizar mas também a entender, uma vez que a apresentação visual tem relação com o texto.


Material utilizado:

  • albúm de por fotos (entregue pela lojas que fazem revelação de filme)
  • papel camurça vermelho
  • cola
  • aplique em EVA com motivo de crianças.

Pastinha

PASTINHA


Para colaborar com as crianças e ajudá-las a ganharem os pontos de incentivo fiz estas pastinha para que não esquecessem de levar a bíblia, lição de casa e o caderninho de versículo na aula da Escola Dominical.

Como fiz as pastas de cores diferentes, no momento da entrega fiz um sorteio e as crianças curtiram muito, tanto que trazem também no culto à noite.

Essa idéia além de agradar as crianças fez muito sucesso com os pais e também ajuda na orientação quanto a organização que devem ter com as coisas. Falo a eles que, logo após fazerem a lição de casa, coloquem sempre dentro da pasta junto com as outras coisas que traram para a igreja, evitando que percam, estraguem ou esqueçam algo importante.


Na foto a seguir mostro as peças antes da montagem.




Este é o molde com as medidas.


Material utilizado:
  • Folha de EVA em diversas cores
  • Tinta para tecido, nas cores marrom, laranja, pele, rosa, preto e branco
  • pincel
  • cola quente
  • olhos móveis - pequeno
  • cordão preto para as pernas, anteninhas e o braço da abelhinha
  • caneta permanente
  • velcro para fechar


Foram destas fotos que tirei a idéia e fiz as adaptações.

Prendedores

PRENDEDORES


As crianças gostam de mostrar suas artes e expor as atividade na sala de aula faz o ambiente ficar mais alegre e ao mesmo tempo uma decoração original.


Os prendedores que utilizamos são de plásticos no formato de abacaxi, pé e mão e são fáceis de encontrar em loja que vendem artigos para cozinha, pois são mais indicados para fechar embalagens de alimento.






Outra opção são os prendedores (pregadores) de roupa feitos de madeira ou plástico. Os de madeira podem ser pintados somente de um lado ou submersos em tinta para dar um colorido ao todo.


A decoração fica a cargo da criatividade, podendo ser feito pela própria professora ou por cada criança. Vale lembrar que a decoração precisa ser com tema para menino e menina.


Seguem algumas sugestões feitas com EVA, tinta, cola colorida e outros materiais. Também podem ser usados como decoração, apliques de roupa, botões em formado de bichinhos, barcos, carrinhos ou outros e enfeites utilizados com imã em paineis de foto ou geladeiras.




Modelos extraído da Internet sem molde:


Nas sugestões a seguir a maioria foi feita em pares (masculino e feminino).




Nesses modelos, o prendedor foi pintado somente nas bordas.



Estas opções também podem ser feitos para datas comemorativas, como o "dia dos namorados", "dia do médico", e utilizando-se outros materiais como cordões para fazer os braços e pernas.


Estes modelos são bem simpáticos para serem colocados em convites como chá-de-bebê (primeiro modelo).


Estes modelos feitos com aplique de EVA que podem ser comprados já cortados em diversos formatos, e encontrado em lojas de artigos para artesanato ou pela internet (
www.piffer.com.br, http://www.ateliefantasy.com.br/).


Para o dia o início da primavera essa opção é bem criativa e fácil de fazer.



Modelos extraido da Internet com molde:






Regrinhas

REGRINHAS





Como em casa e na escola secular, as crianças na igreja precisam ser orientadas, e o mesmo tempo, sentir-se envolvidas com os cuidados necessários no zêlo pelos móveis e objetos na casa do Senhor.


Neste cartaz coloquei algumas regrinhas para que as crianças ajudem a manter a ordem e conservação dos recursos disponíveis na sala de aula.

O cartaz está afixado na sala e o texto é:

  • Manter a sala arrumada. As crianças são orientadas a manter os móveis e objetos da sala nos devidos lugares.

  • Guardar cada coisa em seu lugar. Após o uso, as crianças ajudam a guardar os materiais como os lápis de cor, canetinhas, giz de cera, apontadores, borrachas, tesouras, colas, etc.

  • Não tirar os objetos da sala. Principalmente os brinquedos, não podem ser levados para o templo ou o espaço externo, pois acabam ficando jogados e estragam, além de não ser adequado aos outros ambientes da igreja.

  • Jogar o lixo no cesto. As próprias crianças evitam que caiam no chão, pedaços de papel ou outro material que estejam utilizando e na hora de apontar os lápis, há dois cestinhos de lixo pequeno, que são colocados na mesa e as crianças curtem utilizá-los.

  • Os brinquedos devem ser compartilhados. A orientação é para elas dividirem ou bricarem juntas, pois os brinquedos são da igreja e para uso de todos.

  • Todos podem ajudar na limpeza e arrumação. As crianças se divertem e se sentem bem quando ajudam a guardar os materais e suas pastas ou no armário e também dão bronca quando algum colequinha faz bagunça.

  • Pegar um brinquedo de cada vez. Como há vários jogos didáticos, as crianças são orientadas a brincarem com um de cada vez, assim evita a perca de peças ou que fiquem guardadas em lugares errados.

Pastinha

PASTINHA



Cada criança tem a sua pasta, identificada com uma etiqueta com o nome, onde guardam as atividades do dia, as lições de casa que foram feitas, as folhas das próximas aulas e as peças do quebra-cabeça utilizado como incentivo de presença.

Essas pastas ficam guardadas no armário da sala e a
o término do curso (período de uso da revista ou material adotado) as crianças recebem um diploma e levam para casa somente as atividades que fizeram, permanecendo a pasta para o próximo período.

A adoção da pasta é uma boa oportunidade de mostar as crianças que devem ter o mesmo zêlo com as coisas da igreja igual as que elas têm com os materiais da escola secular.

Neste caso foram adquiridas pastas plásticas com elástico, porém podem ser feitas de cartolina, envelope de papel tamanho grande, somente sacos plásticos ou outro material.



Nosso Cantinho

NOSSO CANTINHO

Essa é a salinha da turminha das crianças menores (até 7 anos), onde são ministradas as lições, atividades e brincadeiras durante a Escola Dominical e no encontro do culto à noite.

No momento não há nenhuma decoração específica, porém há disponível diversos recursos para serem utilizados durante as aulas tornando-as agradáveis e didáticas.




Veja alguns detalhes nas outras fotos.



No quadro negro (lousa):
  • escrevemos anotações importantes sobre a lição (nomes, referências, etc);
  • escrevemos a letra de músicas novas, que não constam no CD de ensaio que cada criança recebe;
  • algumas brincadeiras como: jogo da velha, forca, adivinhar qual é a figura (alguém desenha e o grupo tem que falar o que é a figura) e
  • penduramos as atividades do dia.

Na parede da janela estamos colocando uma folha com o versículo do dia e abaixo a lição de casa que ficou mais bonita (esta escolha é feita por algum irmão da igreja que não tem vínculo com as crianças).

O painel branco é de metal onde afixamos as gravuras ao invés de usar o flanelógrafo e a casinha é usada como chamadinha do encontro da noite, pois há mais crianças do que na Escola Dominical, e cada uma coloca o seu nome.


PAINEL DE CORTIÇA



No nosso painel de cortiça fica afixado a letra da música que é cantada aos visitantes (CD da Turminha Querubim - Datas Especiais - http://www.turminhaquerubim.com.br/) um calendário anual, a casinha que usamos também para escrever versículos e os quebra-cabeça em EVA.

Esses quebra-cabeça são um dos incentivos utilizados na Escola Dominical, a cada presença a criança coloca um parte e quando está completo leva para casa e ganha outro diferente.

Neste painel também afixamos alguns cartazes de datas importantes com "Dia do Meio Ambiente", "Dia dos Índio", entre outros. Esses cartazes podem ser obtidos em revistas seculares voltadas a área de Educação Infantil (veja detalhes no item de Recursos Didáticos - Revistas Seculares).


CANTINHO MUSICAL E VIRTUAL



Utilizamos esse computador para apresentar de uma forma bem diferente, alguma lição bíblica através de desenhos animados ou vídeos, após a aula as crianças podem brincar com os joguinhos virtuais que acompanham os CDs.

Também mostramos alguns DVD musicais como os da Aline Barros, Mara Maravilha, entre outros.


O toca CD utilizamos, quase todas as aulas, para ensinar novas músicas ou relembrar as que já conhecem, pois sempre que possível as crianças fazer uma apresentação musical cantando ou fazendo uma coreografia ao término da Escola Dominical.



MATERIAIS




Esse é o nosso armário, onde guardamos, entre outros os itens os citados abaixo:
  • nas gavetinhas temos: borrachas+apontador+tesouras, canetinhas, lapís de cor, giz de cera, réguas e as etiquetinhas usadas para colocar os nomes na "casinha de chamada". As próprias gavetinha são colocadas na mesa no momento da atividade.
  • temos revista seculares que são utilizadas nas atividades com recortes.
  • as caixas de leite longa vida (Tetra Park), que estão encapadas, guardamos lã, linhas, prendedores, canetas+lápis, colas e alguns joguinhos didáticos.
  • na caixa colorida há os materiais usados nas atividades com pintura mulhada, são eles: tintas guache, cola colorida, pinceis, plásticos para forrar a mesa e aventais feitos em TNT.
  • no pote de sorvete guardamos as fitas adesivas (durex).
  • há uma caixa de papel forrada com TNT, onde são guardados alguns carimbos, as almofadas e tinta. Esse recurso as crianças adoram.
  • também guardamos, alguns livrinhos com histórias bíblicas, brinquedos pedagógidos e o material para a limpeza que é utilizado na mesa após o uso de tintas, massinhas e outros recursos que acabam sujando.

Boa parte desses materiais foram obtidos através de doações feitas por uma escola particular de educação infantil e irmãos da igreja.


Viagem à Lua

VIAGEM À LUA


É uma técnica de recreação utilizada para despertar o grupo para a aprendizagem, possbilitando que os participantes se percebem mutuamente.

Objetivo Geral: estimular a percepção grupal, frente à utilização de diferentes critérios.

Objetivo Específico: integrar os participantes do grupo.

Ambiente Físico: os participantes devem estar dispostos em círculo e todos devem usar crachás com seus nomes visíveis.

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Procedimentos e aplicação: o instrutor diz: "Vamos fazer uma viagem à lua. Eu sou da alfândega e determino o que cada um irá levar". Participa, em seguida o que levará e pergunta ao participante à sua direita o que ele irá levar, e assim sucessivamente.

O instrutor adota algum critério para aceitar as propostas apresentadas pelos participantes, mas não esclarece qual é o critério utilizado. No caso de alguém já conhecer o jogo ou descobrir porque as respostas são aceitas, o instrutor solicita-lhe que o auxilie na condução do jogo, sem dar dicas (diretamente). Muitor critérios poderão ser escolhidos. Por exemplo:

. Levar objetos que, no momento do jogo, estão sendo portados pelo participante sentado à sua direita (óculos, sapatos pretos, relógio prateado, etc).

. Levar objetos portados pelos participantes à sua esquerda.

. Levar coisas concretas ou abstratas, cujas palavras comece ela mesma inicial do seu nome/do participante à sua esquerda/direita.

Quando a maioria do grupo já houver descoberto o critério que comanda as escolhas, para envolver todos novamente, o instrutor pode e deve mudar o critério até então utilizado, dando mais chance àqueles que ainda não haviam descoberto.




Livro "Dinâmicas Criativas para Escola Dominical e Igreja Local", pág 60
Autor Pastor Antônio Maurílio Guimarães - Editora Betânia - maio/98.

Como Fazer e Como Usar Fantoches

COMO FAZER E
COMO USAR FANTOCHES



Dados do livro:

Nome: Como Fazer e Como Usar Fantoches
Autor: Fran Rottman

Editora: Editora Cultura Cristã
(http://www.amx.com.br/cep/)
N de páginas: 192

Formato: 21x28 cm


Sinopse:

Isso mesmo. Você pode fazer e usar fantoches. Não é preciso ser profissional ou ter prática. Basta reunir materiais baratos que você tem em casa e seguir as orientações deste livro. Logo você estará usando fantoches de todos os tipos para comunicar o amor de Deus de um modo que as crianças vão entender. Ajuda indispensável para educadores, classes de Escola Dominical, EBF, escolas seculares, grupos de adolescentes e jovens.Este livro apresenta:- Modos de usar fantoches como recurso pedagógico para envolver os seus alunos.- Mais de 100 moldes para confecção de fantoches com ilustrações simples e ilustradas.- Orientações passo a passo para o uso de fantoches (é fácil, você pega logo!).- Um monte de atividades com fantoches - cânticos, poesias, teatro. As crianças vão adorar!

Estoura Balões

ESTOURA BALÕES


Este é um exercício de competição, onde vencerá aquele que conseguir manter-se, até o final, com os balões (bexigas) cheios, presos à cintura (ou pelo menos, um).


Procedimento:

  • Distribuir dois balões (bexigas) para cada participante.
  • Distribuir, também, um pedaço de barbante suficientemente grande para amarrá-lo na cintura, junto com os balões.
  • Encher os dois balões e prendê-los ao barbante, um de cada lada da cintura.
  • Cada pessoa deve tentar estourar os balões da outra, protegendo, ao mesmo tempo, os seus balões.
  • Deve-se utilizar, apenas, as mãos - evitar, portanto, objetos que possam provocar acidentes (palitos, unhas, alfinetes, etc.)


Transcrito do livro S.O.S. Dinâmicas de Grupo - Albigenor & Rose Militão
Editora Qualitymark (
www.qualitymark.com.br)





S.O.S. Dinâmicas de Grupo

S.O.S. Dinâmicas de Grupo


Dados do livro:

Nome: S.O.S. Dinâmica de Grupo11ª Reimpressão
Autor(es): Albigenor Militão e Rose Militão
Editora: Qualitymark Editora Ltda. (http://www.qualitymark.com.br/)
N de páginas:200
Formato:16 x 23cm

Sinopse:

Os autores apresentam, nesta obra, diversas técnicas de dinâmicas de grupo que podem ser utilizadas por profissionais para dirigir uma reunião, conduzir um grupo de estudo ou ministrar um treinamento. São explicadas também ações essenciais, que garantem o êxito em eventos, além de ferramentas para dinamizar e tornar mais criativos os encontros profissionais e sociais, e todos os tipos de trabalhos com pessoas.As técnicas apresentadas foram criadas, copiadas ou adaptadas pelos autores ao longo de suas vidas profissionais, na condução de grupos. Todas podem ser aplicadas na forma apresentada ou modificadas de acordo com a conveniência dos profissionais. Tratam-se de ferramentas que vão dinamizar e tornar mais criativos os encontros profissionais e sociais e todos os tipos de trabalhos com pessoas.

Conteúdo:

Dinâmicas de Apresentação
Dinâmicas de Integração & Conhecimento
Dinâmicas de Recreação
Dinâmicas de Aprendizagem
Estórias & Fábulas
O Que Dizer Sobre Isto?

Sobre os autores:

Albigenor
é psicólogo, consultor de processos humanos e organizacionais, na área de treinamento & desenvolvimento, com especialização em Dinâmicas de Grupo.

Rose
é assistente social, com especialização em Dinâmicas de Grupo nas Organizações. Publicitária e diretora comercial da IMAGEM DOMÍNIO, é facilitadora de workshops e mudanças organizacionais.

Como casal, implantaram em 1989 o Ministério Encontro de Casais com Cristo (ECC), segmento evangélico, desde então, com grupos de crescimento terapêutico (casais, jovens e adolescentes).

Revista e Recortes

REVISTAS E RECORTES



Este recurso e Muito bom, como Adoram Crianças e E Possível obtê-lo Custo sem, parágrafo ISSO bastas consultórios pedir in Médicos, Laboratórios OU Salões de Beleza, geralmente dez Que varias Revistas parágrafo Leitura dos FICAM Clientes Que Aguardando uma atendidos Serém.


De tempo in tempo cessos trocam Locais Publicações fóruns como jogam e como Que Velhas e São Mais Este e O Momento de pedir.





Veja alguns Seguir um Exemplo do material deste OSU.


1. This Atividade Complementar FOI Sobre "Adão e Eva no Paraíso".
Material utilizado: tinta guache, sulfite Papel e recortes de Revistas (animais).




2. Atividades como um revista Seguir FORAM NA Feitas "Estudando com uma Bíblia - Educação Infantil ", da editora Sociedade Bíblica do Brasil.




Lição 2: Plantas Deus como fez (Gênesis 1,6-13). craveiro utilizadas Figuras de Plantas e Árvores.





Lição 4: OS animais CRIOU Deus (Gênesis 1,20-25). Craveiro utilizadas animais Figuras.



Lição 9: Deus Dá comida par o Seu Povo (Exodo 16,1-3, 11-15, 31). craveiro utilizadas de Alimentos Figuras, FORAM also Que recortadas de folhetos de Supermercados.




Lição 26: Salomão Constrói hum Templo pra Deus (I Reis 5,1-10, 6,7, 11-14, 38b). Craveiro utilizadas Figuras Que apresentasse Algum Tipo de Profissão.



O recurso de recortes de Revistas Utilizados PoDE serviços also parágrafo Atividades Tipo mosaico, Fazer bolinhas parágrafo preencher UMA Figura, decoupage, outros empreendedorismo.

Mais uma Opção utilizar e como Folhas juvenis de Revistas, Como um set de filmagens da Editora Abril, Que TEM UMA Seção de Histórias em quadrinhos, encapar Pará e Caixas decorar Onde São guardados OS Brinquedos materiais ou.